segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sobre a espinheira santa

Por: Rose Aielo Blanco

Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate
à úlcera e outros problemas estomacais.

espinheira-santa

Conhecida pelos índios há muitos anos, a espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas. Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Ao que parece, a fama é merecida: na Universidade Estadual de Campinas (SP), farmacologistas analisaram a planta em ratos com úlcera e, segundo os pesquisadores, "nos que tomaram o seu extrato, o tamanho da lesão diminuiu muito rapidamente e, em comparação com os remédios convencionais, espinheira-santa provoca menos efeitos nocivos". A pesquisa prossegue, para determinar qual é o componente exato do vegetal responsável pelo efeito medicinal.

A espinheira-santa, além de indicada contra vários males do aparelho digestivo, era muito usada no passado pelos índios brasileiros com outra finalidade: eles usavam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter gerado um dos seus nomes populares - erva-cancerosa).

A planta, pertencente à Família das Celastráceas, é originária do Brasil e pode ser encontrada na região que vai de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, sendo mais abundante nas matas do sul do Paraná. Também conhecida popularmente como espinho-de-deus, salva-vidas, sombra-de-touro, erva-cancerosa e espinheira-divina, a espinheira-santa é uma planta perene, de porte arbóreo-arbustivo, que atinge cerca de 2 a 3 metros de altura. Suas folhas são inteiriças e apresentam espinhos nas bordas, enquanto que as flores, axilares, apresentam coloração amarelo-esverdeada. A planta produz frutos pequenos e vermelhos.

A propagação da planta se dá por meio de sementes e o cultivo dá bons resultados em regiões de clima ameno.

Usos: As folhas, frescas ou secas, são utilizadas no preparo de infusões para uso interno e externo. O efeito cicatrizante também pode ser observado no tratamento de problemas da pele.
O chá de espinheira-santa é contra-indicado para gestantes e lactantes, pois reduz a produção de leite.

O uso medicinal mais comum da Espinheira Santa é para o tratamento de gastrites e úlceras gástricas e duodenais. A indicação popular do chá feito das folhas da Espinheira Santa foi comprovada cientificamente por vários pesquisadores (Carlini & Bráz, 1988; Faleiros et al., 1992; Ferreira et al., 1996; e Carvalho et al., 1997).

Cultivo

Altitude ideal: até aproximadamente 1200m.
Clima: Subtropical e temperado.
Solo: Prefere solos argilosos, porém bem drenados e com alto teor de matéria orgânica
Propagação: Por meio de sementes ou estacas de galho

Segundo o site www.biopirataria.org, muito antes do primeiro relato científico realizado em 1922, pelo professor Aluízio França, da Faculdade de Medicina do Paraná; a planta já era muito usada tradicionalmente pelas comunidades locais, como antiasmática, anticonceptiva e, sobretudo, em tumores estomacais, tratamento de úlceras, indigestão e gastrite crônica. Pesquisas têm demonstrado que o chá com extrato de Espinheira-Santa pode apresentar resultados tão eficientes quanto os dois principais líderes do mercado de drogas antiúlcera, Ranitidine (Zantac®) e Cimetidine (Tagamet®).

[texto foi enviado pela leitora Kate]

15 comentários:

Unknown disse...

Anderson, excelente!!!

Parabéns!

Espero contribuir outras vezes!

Unknown disse...

O Chá de Espinheira santa é milagroso.Tomo todo dia associado aos remédios e me sinto mto bem.
abraços a todos;

Moacir disse...

Oi, Anderson. Eu tenho tomado o chá de espinheira santa, mas não muito regularmente. Acho que é porque eu não apresento muitos sintomas. Na verdade, eu não tenho sentido NADA, então só não esqueço de tomar os remédios porque custaram caro. Hehehe.

Mas vou procurar o extrato de espinheira santa. O chá que eu tenho tomado é feito com as folhas secas. Acho que o extrato deve ser mais prático.

Gostei do post. É fundamental saber essas coisas todas. Abração.

Unknown disse...

Anderson, e outros, minha mãe tem 52 anos e vem sofrendo a uns 2 anos com essa doença, no principio deram diagnóstico de gastrite e agora fomos a outro medico e ele disse que é esofagite, gsotaria muito de ajudar a minha mãe e se curar disso, pois ela passa a maioria do dia ruim, tem dias bons e dias ruins, por favor me mande alguma coisa boa (tratamento) que possa melhorar e condiçaõ dela , meu msn é skank1239@hotmail.com
obrigado a todos ... aguardo ancioso por uma resposta........

Unknown disse...

Ademilson!!!

No que eu posso ajudar é com relação ao chá de espeinheira santa, que a juda mto a amenizar os sintomas ruins.Qto ao resto, tua mãe deve ir a um gastro para que le receite o remedio que melhor se adequar ao caso dela.Pq, aqui todos tem as mesmas doenças, mas os remedios variam mto,por isso não devemos receitar remedios, somente o médico pode fazer isso.Espero ter ajudado e melhoras pra sua mãe,.Tenha mta Fé em Deus que ele com certeza a ajudrá mto.Um grande abraço, fiquem com Deus

Unknown disse...

Ola bom dia!! Ela esta tomando ja alguns medicamentos tipo omeprazol e outros, obrigado pelo retorno !!!
um grande abraço a todos

Henrique disse...

boa tarde... o que seria melhor a folha verde tirada direto do pé ou a folha seca??? encontrei os pés de espinheira santa na faculdade e to tomando ela por infusao do jeito que eu tirei do pé! estou certo ? obrigado

Elisamaria disse...

maravilhoso,muito bom para gastrite.
onde posso conseguir uma muda de sepinheira santa para lantar no meu sítio?

Djanira disse...

Hoje fui dar resultado do exame da Endosacópia e fiquei sabendo que estou com a tal esofagite Edematosa. Estou tranquila me desesperar não vai adiantar eu não pois eu não bebo, não fumo e minha alimentação é bastante balanceada.Não sei como consegui a esofagite mas esta nas mãos de Deus na minha vida sóDEUS tem poder, por isso estou confiante. O médico me receitou Omezolon e Motilium começo amanhã e uma dietinha básica kkk

NANATROEL disse...

oi tenho esofagite alguns meses tomo emeprazol mas parece que não adianta ainda meu estomago ta pegando fogo e isso e todo dia oque eu devo fazer pra para ardencia e eu não tomo cha porque vomito se tiver alguam solução manda a resposta pra meu imail yohanna-rebelde13@hotmail.com

Unknown disse...

POR FAVOR ALGUEM TEM UMA RECEITA CASEIRA DE ESPINHEIRA SANTA PORQUE TENHO ESOFAGITE E GASTRITE JA FAZ 2 ANOS QUE FAÇO TRATAMENTO COM DOPERIDONA E LANZOPRAZOL E NADA FIZ OUTRA ENDOSCOPIA ESSA SEMANA AO INVES DE MELHORAR FICOU PIOR MAS DIZEM QUE ESPINHEIRA SANTA É UM SANTO REMEDIO ALGUEM PODE ME AJUDAR ME ENVIE UM MSN (soniaeliaramina300759@hotmail.com)

Unknown disse...

Oi a espinheira santa esta disponível em capsulas tbm aqui na minha cidade compro no mercado pulblico custa 10,00 o pote de 30 capsulas tomo 2 capsulas uma pela manha junto com medicamento anti acido e outra a noite observei melhoras só depois da espinheira santa pois ela deve estar ajudando na sicatrizacao.

Unknown disse...

Gente tenho esofagite gastrite e digo esta coisa ta difícil de curar. Já tomei tecta, omeprazol, pantoprazol nao bebo mais nao fumo como reguladamente mais nada adianta Ja faz 1 ano e meio que to com isso já usei a espinheira santa até deu uma aliviada mais curar nao. Então notei uma coisa se vc fizer tratamento e continuar com o stress nada vai adiantar pois o stress ea depressao piorando qualquer patologia. E eles são os grandes causadores deste tipo de problema por isso eu digo se vc nao tem h. Pilory e esta fazendo tratamento e nao esta funcionando eo stress do seu dia dia dai nao tem jeito tem que se livrar dele pra melhorar eu estou tentando psicólogo psiquiatra e calmantes. Vamos ver no que vai dar se surtir efeito postarei aqui.

Unknown disse...

Gente só pra lembrar que espinheira santa tbm esta disponível em capsulas homeopáticas e algumas farmácias já comercializam. Mercado pulblico de minha cidade custa 10,00 e vem 30 capsulas eu uso junto com os medicamentos para esofagite pra potencializar o tratamento.

Unknown disse...

Olá pessoal tenho Esofagite a 7 meses estou em tratamento e percebi que uma das coisas que melhora muito os sintomas e até mesmo a cura dessa patologia é a dieta.
Procurar evitar tudo que irrita o estômago tais como café chocolate frituras embutidos dentre outros produtos.
Fazer associação dos medicamentos com chás e uma boa opção.
Estou tomando chá de espinheira Santa e posso dizer que senti uma boa melhora com
Suco de melão,couve, alface, também ajuda bastante.
Boa sorte e melhora a todos!

Compre