sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O que é Doença do Refluxo ?

O texto é cortesia do Marcio Leite, que comentou lá no meu blog. Marcio, se puder cite a fonte do texto, ok?

Nas pessoas normais, o conteúdo do estômago (comida ou ácido clorídrico) não volta ou reflui para o esôfago com frequência. Entretanto, nas pessoas com doença do refluxo, o ácido ou a comida do estômago pode voltar para o esôfago ou mesmo para a garganta e boca. Quando o ácido volta para o esôfago ou garganta ele pode causar vários sintomas ou problemas nestas estruturas, como:

  • sensação de bolo na garganta, queimadura no esôfago ou no peito
  • azia, pirose ou esofagite) e dificuldade para engolir alimentos.
    refluxo de ácido ou comida para o peito ou garganta
  • queimadura na garganta; tosse; garganta irritada; coceira na garganta; rouquidão (laringite)
  • asma brônquica ou bronquite
  • sangramento e anemia

O que causa a Doença do Refluxo?

O enfraquecimento de uma válvula (cárdia) que fica entre o esôfago e o estômago permite que o ácido ou comida do estômago volte para o esôfago. A causa do enfraquecimento desta válvula ainda não foi completamente esclarecida.

Para chegar até o estômago, o esôfago passa através de uma abertura no diafragma (músculo que separa o tórax do abdómen). Quando esta abertura é grande, parte do estômago sobe para dentro do tórax, formando a hérnia de hiato. Esta hérnia enfraquece a válvula e aumenta o refluxo. O fumo, cafeína, álcool e obesidade podem piorar o refluxo.

Nas pessoas normais, uma válvula chamada cárdia impede que a comida ou o ácido clorídrico presente no estômago volte ou reflua para o esôfago.

Nos pacientes com doença do refluxo, o ácido ou a comida do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago ou mesmo para a garganta e boca porque esta válvula não funciona bem.
A hérnia de hiato ocorre quando a abertura do diafragma é exagerada e permite que o estômago suba para o tórax. A presença de hérnia facilita o aparecimento da doença do refluxo.

A Doença do Refluxo Melhora ou Piora com o Tempo?

A evolução desta doença depende de vários fatores. De modo geral, a doença do refluxo tende a piorar com o tempo, principalmente se o paciente ganhar peso e não seguir as orientações do tratamento fornecidas pelo seu médico. Pacientes com doença inicial e sintomas ocasionais poderão ficar assintomáticos por tempo prolongado se seguirem o tratamento adequadamente.

Os pacientes que não tratam a doença adequadamente podem apresentar complicações, como úlcera, sangramento e estenose (estreitamento) do esôfago, algumas das quais graves. Em poucos casos, a inflamação crónica pode facilitar o aparecimento do esôfago de Barrett (alteração na mucosa ou revestimento do esôfago), que predispõe ao câncer do esôfago.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença do refluxo é baseado nos sintomas do paciente, mas sempre deve ser confirmado com a realização de exames como a endoscopia digestiva alta, a pHmetria e manometria do esôfago.

Tratamento

O tratamento adequado da doença do refluxo é importante para evitar prejuízos graves à sua saúde. Se você não fizer o tratamento corretamente, além de poder apresentar sintomas desagradáveis que pioram a sua qualidade de vida, você poderá ter complicações graves com o tempo.

7 comentários:

Moacir disse...

Oi, Anderson. Muito boas essas informações. Valeu!
Acabei de "inaugurar" um blog também sobre o assunto, mas vou focar mais nas comidas, bebidas e dicas de cardápio para quem tem esofagite.
http://moamg.blogspot.com/

Abração.

Mari disse...

Engraçado q eu estava há 2 anos sentindo q tinha alguma coisa de errada cmg e não descobria oq era, já tinha ido a vários endocrinologistas e nd, meu marido q sugeriu q eu fosse a um gastro. Desobri através da endoscopia q estou c/ gastrite e esofagite, mas ele só passou a receita de um remédio caríssimo e falou p/ eu voltar em 6 semanas, não falou mais nada! Fui num nutrólogo e este falou p/ eu não comprar o remédio e me receitou ácido clorídrico, de farmácia de manipulação, o qual estou tomando, mas nem sei se vai dar certo. Vou mostrar p/ meu marido q qnd eu falava q achava q estava tendo um enfarto não era palhaçada.

MI E SEUS AMIGOS disse...

oi!!!
Anderson,numa consulta que tive com medico ele me disse que tenho refluxo,começoutdo em final de 2006,ai final de 2007 voltou,so q 2008 veio ainda nao me sinto bem stou tomando omeprazol direto,mas como educaçao fisica stou aprendendo a mudar radicalmente minha alimentaçao,mas raios é que nao stou comendo quase nada e ja stou fora do meu peso,normal.Ja deixei de comer muita coisa q gostava,mas ainda tenho algumas duvidas,ainda posso tomar cafe com leite desnatado?pois n consigo ficar sem meu cafe da manha,o cafe deletei,comi esses dias uma batata doce fiquei mau uns dois dias,com muitos gazes,ainda n sei que tipo de verduras posso comer?Bom por enquanto é isso..bjinhos

Clissia disse...

anderson gostaria de saber o que devo substituir pelo cafe da manha, pois nao me adaptei por nenhum tipo de cha aguardo sua resposta

marisa limma disse...

oi anderson aqui e a marisa.gostei mt do seu blog,me ajudou bastante.nao conheco pessoalmente nenhuma pessoa q tenha essa doenca e por isso vivia deprimida achando q era so comigo esse sofrimento,porem vi q sao muitas pessoas vivendo o mesmo drama e q a gente pode se unir e se ajudar mutuamente.obrigado q deus te ilumine

francisco caboco disse...

Oque faco para o arrotos pararem ?

francisco caboco disse...

Oque faço para os arrotos pararem ?

Compre